Secretaria de saúde desmente boatos de HN1 no município de Espigão do Oeste

0
452

A coordenadora de vigilância em saúde Edna Schutz, desmentiu, em entrevista, boatos criados na cidade e disseminados nas redes sociais, de que uma pessoa estaria com caso confirmado do vírus da gripe Influenza. Conforme Edna Schutz, ainda não é possível confirmar o caso, pois se trata de uma suspeita.

“São muitas as informações desencontradas que circulam por aí, especialmente na internet e nas redes sociais. Saúde é assunto sério. É preciso que as pessoas tenham tranquilidade e procurem se informar e prevenir da maneira correta. O que circula são apenas boatos. É extremamente alarmista, não há nenhuma confirmação”, disse.

O Secretário José Gertrudes Valério confirmou que um paciente deu entrada em um dos Hospitais de nossa cidade com sintomas muito fortes de gripe e logo que surgiu a suspeitas da doença, o paciente foi transferido as presas para o EURO em Cacoal, mas que nada ainda pode ser dito, pois o material ainda não foi coletado para análise para ser enviando ao Laboratório Lacen e os resultados devem chegar somente na próxima semana.

De acordo com Coordenadora de Vigilância em Saúde, Edna Schutz, as medidas de prevenção e proteção estão sendo tomadas e, mesmo que não seja confirmada a suspeita no paciente, a Saúde manterá essas medidas. Edna Schutz classificou a divulgação dos boatos como “irresponsável”.

“Estão propagando notas sem nenhum embasamento ou fundamento. O essencial agora é continuar com as ações de prevenção, como lavar as mãos várias vezes aos dias e deixar os ambientes ventilados, além da vacinação”, finalizou.

A prevenção de qualquer doença, inclusive da gripe, é muito importante.  A população deve adotar medidas simples de prevenção, tais como, lavar as mãos, evitar tocar boca e nariz com as mãos sujas, evitar aglomerações, manter arejados os aposentos da casa, ficar distante de pessoas com doença respiratória, proteger a boca com lenço de papel ao tossir, procurar um médico quando tiver sintomas respiratórios seguidos de febre, hidratar-se o suficiente. É fundamental, ainda, que as pessoas procurem rotinas que melhorem as defesas do seu organismo. Entre elas, dormir bem, alimentar-se bem e ter bons hábitos de higiene.

Fonte: DECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui