Secretaria de saúde aluga ônibus para atender demanda de cirurgias de catarata em Cacoal

0
402

O governo do estado lançou no último dia 25 o mutirão de cirurgias de catarata para atender cerca de mil pacientes que esperavam por esse procedimento a anos em todo Estado de Rondônia, nesta etapa Espigão do Oeste foi contemplado com 138 (cento e trinta e  oito) procedimentos . Estão sendo atendidos e operados pacientes do Sistema de Regulação Estadual (Sisreg), ampliado para os atendimentos que houve procura pela população na secretaria de Saúde.

Desde que foi lançado o projeto, o município de Espigão do Oeste tem se empenhado em promover o acesso desses pacientes nesta ação, agendando pacientes diariamente para serem deslocados até a cidade de Cacoal, onde são atendidos pela equipe medica contratada pelo governo do Estado através de uma emenda parlamenta da Deputada federal Jaqueline Cassol no valor de R$ 9 milhões.

Com a grande procura e uma alta demanda, a Secretaria Municipal de Saúde alugou um ônibus para transportar os pacientes nessa quinta-feira (06), encaminhados até  a  cidade de Cacoal onde  acontece o mutirão de cirurgia de catarata. Um total de 43 passageiros foram encaminhados, alguns para passarem por um retorno pós-cirúrgico, e outros para serem submetidos ao procedimento cirúrgico.

“Estou enxergando até aquilo que eu nunca vi antes” – afirmou o paciente Daniel, que retornava para uma revisão depois de passar pela cirurgia. O  secretário Waltinho Lara falou da grande  luta para poder conseguir  esta 138 vagas para nosso município e  disse  “ queríamos muitos mais, mas temos a consciência de que que nossos vizinhos também tem necessidade tanto quanto a nossa e foram mil vagas distribuídas para 10 (Dez) município da região do Café, (Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, São Felipe do Oeste, Primavera de Rondônia e Ministro Andreazza) e também nos municípios do Vale do Guaporé (Costa Marques, Seringueiras e São Francisco), são pessoas que esperavam a anos por uma cirurgia das vistas, (catarata), agora estão sendo atendidos. Algumas pessoas falam em politicagem eu afirmo que e beneficio ao povo. Isso sim a administrar, ver a  alegria de quem foi atendido não tem preso ” – afirmou o Secretário de Saúde Waltinho Lara.

O prefeito Nilton Caetano esteve presente na saída dos pacientes que seguiam rumo a Cacoal onde foram participar do mutirão de cirurgia de catarata, conversando com alguns pode ouviu relatos de sofrimento e que agora após a cirurgias mesmo ainda em recuperação suas vidas estão sendo mudadas. .  “Quando se tem êxito em um trabalho como esse e que está atendendo tantas pessoas que necessitavam a muito tempo desta cirurgia, nos dar uma grande sensação de dever cumprido, ver e ouvir este relatos nos deixa emocionados, este é um momento de gratidão e agradecer a Deus por mais uma barreira ultrapassada. Muitos benefícios ainda virão através da secretaria de saúde, é um trabalho sério de respeito com a população, com muita dedicação e amor pelos munícipes” – ressaltou o Prefeito Nilton Caetano.

Fonte: Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui