SAÚDE 2019 –Em 8(oito) meses mais de 4.000 (quatro mil) pacientes foram atendidos com viagem e trans

A Secretaria Municipal de Saúde tem proporcionado assistência aos pacientes de nosso município que necessitam de atendimentos em outros municípios. Os atendimentos, em sua maioria são realizados nas cidades de Cacoal, Vilhena e Porto Velho.

Nos oitos meses deste ano, de janeiro a agosto, um total de 4.296 (quatro mil duzentos e noventa e seis), pessoas foram transportadas, deslocando-se de Espigão do Oeste até seus destinos, em busca de atendimento. A capital Porto Velho foi a cidade com maior número desses pacientes, um total de 1920 (Mil Novecentos e vinte), para Cacoal, foram um total de 936 (novecentos e trinta e seis), pessoas. Vilhena tem aparecido em terceiro no número de pacientes atendidos para realização de exames com total de 288 (duzentos e oitenta e oito) pacientes sendo deslocados.

MÉDIA MÊSQUANTIDADE  DE PACIENTES TRANSPORTADOS NO 1ª e 2ª QUADRIMESTRE DE 2019CACOAL117936VILHENA36288PORTO VELHO2401920CACOAL-DIÁLISE1441152

A cidade de Cacoal, além de atendimentos de outra natureza, na área da saúde, recebe os pacientes do município são (06) seis pacientes que necessitam de atendimento diário e com acompanhante necessitam da diálise de segunda a sábado. Só para receber estes tipos de atendimento específicos, o município realizou 1.152 (Mil sento e cinquenta e dois) transportes nestes oito meses para a cidade de Cacoal.

Os pacientes que necessitam do serviço de diálise contam com um veículo e motorista exclusivo, sendo realizado o trabalho de segunda a sábado, com saída às 04:00 h da manhã. Vale ressaltar que os pacientes que fazem a Hemodiálise são cadastrados e recebem uma ajuda de custo para realizarem uma alimentação logo após o procedimento.

Atendimento ao mês:

No período de Janeiro a agosto de 2019, a capital do estado (Porto Velho), foi destino de uma média de 240 pacientes ao mês, cerca de oito viagens para capital com pacientes usando micro-ônibus, e a grande maioria sendo hospedados na casa de apoio alugada pelo município, seguido por Cacoal, com uma média de 117 pacientes ao mês em busca de atendimentos para casos diversos e 144 transportes de pacientes da diálise, e com um número menor, de  viagens foi para a cidade de Vilhena teve uma média de 36 pacientes destinados ao mês .

A demanda tem sido crescente para atendimentos em outros centros, sendo necessário a realização de duas viagens semanais pelo micro-ônibus para a capital. Em cada viagem, em média 30 passageiros são transportados, gerando uma redução de custo com aquisição de passagens de ônibus de empresas privadas, trazendo economia aos cofres do município com isso o município pode alugar um local adequado para receber os pacientes que precisam pernoitar ou se alojar na capital.

Veículos adquiridos

A Prefeitura Municipal de Espigão do Oeste, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a aquisição de uma ambulância no valor R$80.000,00 (oitenta mil reais) em 2019. Na compra foi obtida uma economia no valor de R$6.000,00 (seis mil reais), aprovada pelo Conselho de Saúde, CIR e CIB para utilização na aquisição de equipamentos para o veículo.

Um novo micro-ônibus foi adquirido, através de convênio, no valor de R$ 322.500,00 (trezentos e vinte e dois mil e quinhentos reais), onde o município entrou com uma contrapartida no valor de R$ 32.500,00 (trinta e dois mil reais), e o cedente do convênio arcando com o restante de  R$290.000,00 (duzentos e noventa mil reais).

O prefeito Nilton Caetano, destacou a importância do transporte dos pacientes e da casa de apoio na capital que atende com hospedagem e alimentação diária cerca de 240 (duzentas e quarenta) pessoas por mês, o prefeito agradeceu o empenho do vice-prefeito e secretário Waltinho Lara e dos funcionários da casa de apoio juntamente com a CIMCERO-Consórcio Intermunicipal de Rondônia e da secretaria que vem atendendo as necessidades da população Espigaoense que necessitam destes serviços. O Prefeito ainda ressaltou a importância das parcerias com os parlamentares. “Hoje eu quero agradecer em especial ao ex-Deputado e amigo, Cleiton Roque que não mediu esforços para trazer esse micro-ônibus e outros benefícios para nossa cidade, sempre pensando no bem-estar da nossa gente. Esta foi mais uma conquista à população que mais precisa”. Finalizou Nilton CAETANO. Administração Participativa Todos juntos por um Espigão do Oeste ainda melhor.

Fonte: Evisson Borges e Edson Ulling(Edynho)-DECOM