Mais seis pacientes de Espigão do Oeste testam positivo pra Covid-19 nessa sexta-feira

O boletim diário do Covid-19 desta sexta-feira (10) trouxe a informação de mais 06 casos positivos para o Novo Coronavírus de pacientes do município de Espigão do Oeste. São 03 pessoas do sexo masculino e 03 do sexo feminino, inclusive uma criança de 9 anos.

A criança é um indígena, da Aldeia 14 de Abril. A segunda pessoa é uma mulher de 34 anos e outra de 36 anos. Um homem de 63 anos e outro indígena desaldeiado de 35 anos. O último caso trata-se de uma mulher de 31 anos.

Nos últimos dias o número de casos positivos cresceram de forma rápida. Em sua maioria são indígenas, todos da etnia Cinta Larga. Além daqueles que já testaram positivo para Covid-19, existem aproximadamente 35 indígenas aguardando resultado de exames.

Os povos indígenas apesar de possuírem seus endereços de residência no município de Espigão do Oeste, eles são assistidos pela CASAI de Cacoal, sendo material para exame coletados pela mesma instituição. A CASAI é coordenada pela DSEI – Distritos Sanitários Especiais Indígenas, que são unidades de responsabilidade sanitária federal correspondentes a uma ou mais terras indígenas.

A DESEI criou barreiras sanitárias nas entradas das Aldeias, afim de evitar a saída dos indígenas, evitando a contaminação com o Coronavírus. Estão recebendo toda assistência, inclusive tem a disposição no município de Cacoal uma escola para que sejam atendidos exclusivamente.

Apesar de serem responsabilidade da CASAI, sempre serão computados para o município, mesmo que não seja competência municipal o atendimento para saúde desses.

Fonte: Assessoria/Decom