NOTA SOBRE DEVOLUÇÃO DE AUXÍLIO EMERGENCIAL

0
210

A SEMAS DE ESPIGÃO DO OESTE ESTÁ SENDO MUITO PROCURADA PARA ESCLARECER ACERCA DE UMA LISTA DE PESSOAS QUE DEVEM DEVOLVER VALORES PROVENIENTE DO AUXÍLIO EMERGENCIAL, GOVERNO FEDERAL.

ESCLARECEMOS QUE TRATA-SE DE FAKE NEWS, UMA VEZ QUE ESTA LISTA QUE CIRCULA PELOS GRUPOS DE WHATSAPP, É A DAS PESSOAS QUE SE CADASTRARAM PARA RECEBER E FOI RETIRADA DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL. A REFERIDA APARENTA TER SIDO ADULTERADA, EIS QUE NÃO CONTEMPLA TODOS OS INSCRITOS, E APARENTEMENTE COM INTUITO DE “PRESSIONAR” E/OU “APAVORAR” AS PESSOAS.

OUTRA QUESTÃO É QUE CONFORME AS PESSOAS SE DESESPERAM, ACHANDO QUE VÃO SER PUNIDAS DE ALGUMA FORMA, LHE ÉS APRESENTADO UM LINK PARA DEVOLUÇÃO, SENDO QUE TAMBÉM SE TRATA DE FAKE, POIS AS PESSOAS FAZEM O DEPÓSITO EM CONTA DE ESTELIONATÁRIOS.

PORTANTO, A SEMAS ESCLARECE:

1) QUE ATÉ O MOMENTO NÃO HÁ UMA LISTA ONDE CONSTA O NOME DAS PESSOAS QUE “TERIAM QUE DEVOLVER O AUXÍLIO POR NÃO SE ENQUADRAREM AO PERFIL”.

2) QUE HÁ UM LINK ONDE OS BENEFICIÁRIOS PODEM IMPRIMIR UMA GUIA E DEVOLVEREM O VALOR, PORÉM ESTA DEVE SER BUSCADA DIRETAMENTE NO SITE DO GOVERNO FEDERAL E NÃO DE QUALQUER FORMA, OU SEJA, AQUELE LINK QUE VEM EM QUALQUER GRUPO DE WHATSAPP OU QUE UM DESCONHECIDO LHE FORNEÇA;

3) ENTENDEMOS QUE NÃO HAVERÁ UMA LISTA EXPOSTA DE POSSÍVEIS DEVOLUTÁRIOS DO AUXÍLIO, UMA VEZ QUE, O GOVERNO FEDERAL ESTARIA EXPONDO ESSAS PESSOAS, O QUE NÃO É LEGALMENTE CORRETO.

PORTANTO, TOMEM MUITO CUIDADO AO REPASSAR A INFORMAÇÃO E A LISTA, POIS TRATA-SE DE NOTÍCIA FALSA E ESSA É CONSIDERADA CRIME, COM TIPIFICAÇÃO NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO.

A SECRETARIA SEMAS ESTÁ À DISPOSIÇÃO PARA ESCLARECIMENTOS AOS USUÁRIOS.

BELª MARLENE TONIELLO TESCH
GESTORA DA SEMAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui