terça-feira, outubro 20, 2020

NOTA EXPLICATIVA SOBRE MORADORES DE RUA

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

 

 

BOM DIA, VENHO A PÚBLICO PARA ESCLARECER QUANTO A SITUAÇÃO QUE FOI POSTADA NA REDE SOCIAL FACEBOOCK  PELO  O CONE SUL E TAMBÉM QUANTO AO VÍDEO E AUDIOS POSTADOS PELO SENHOR VALDINEI FRANCISCO , A RESPEITO DOS MORADORES DE RUA QUE ESTÃO EM NOSSA CIDADE.

 

  • EM PRIMEIRO VOU DETALHAR QUE, QUANDO ASSUMI A SECRETARIA EM FEVEREIRO ÚLTIMO, HAVIAM 19 MORADORES DE RUA NA CIDADE, FOI QUANDO INICIAMOS UM TRABALHO PARA MAPEAR CADA SITUAÇÃO E VER O QUE PODÍAMOS FAZER. LOGO CHEGOU A PANDEMIA E, POR DETERMINAÇÃO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA RECOLHEMOS ESTES. FICARAM HOSPEDADOS NO HOTEL DO GAÚCHO EM FRENTE A PRAÇA. PORQUE ESSE LOCAL? PRIMEIRO PORQUE O MUNICÍPIO NÃO POSSUI UMA CASA DE PASSAGEM PARA ABRIGÁ-LOS, SENDO QUE ESTA ESTARÁ SENDO IMPLANTADA NOS PRÓXIMOS MESES, AINDA NÃO FOI PORQUE ESBARRAMOS EM VÁRIAS SITUAÇÕES BUROCRÁTICAS E LEGAIS QUE, COMO TANTAS OUTRAS SITUAÇÕES, DEPENDEM DE TEMPO PARA RESOLVER. NO PODER PÚBLICO É DIFERENTE DE NOSSA CASA, ONDE SE EU QUISER EU VOU LÁ NO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E COMPRO UMA CERÂMICA AGORA E TROCO. AQUI TEMOS VERIFICAR SE TEM A VERBA,   EMPENHAR, LICITAR E ETC.
  • EM SEGUNDO, TRAGO A CONHECIMENTO DE TODOS QUE DAS 19 PESSOAS QUE ENCONTREI NA RUA, HOJE HÁ APENAS 7, SENDO QUE A SEMAS NUNCA PAROU O TRABALHO, EM NENHUM MOMENTO DURANTE A PANDEMIA, O QUAL VISA CONVENCER ESSAS PESSOAS, QUE SÃO SERES HUMANOS PARA NÓS, A SAIREM DA RUA, OU CONSEGUIREM UM EMPREGO, OU ATÉ VOLTAREM PRAS SUAS FAMILIAS.
  • OS MORADORES DE RUA QUE ACEITARAM NOSSA AJUDA, ALGUNS FORAM TRABALHAR EM FAZENDAS, NÓS MESMO LEVAMOS. OUTROS VOLTARAM PARA SUAS FAMÍLIAS, SENDO QUE NOSSA EQUIPE LOCALIZOU OS FAMILIARES, ALGUNS NÓS LEVAMOS E OUTROS COMPRAMOS AS PASSAGENS E OS CONDUZIMOS ATÉ A PORTA DO ÔNIBUS EM PIMENTA BUENO, E ESTES FORAM RECEPCIONADOS PELO CREAS DAS CIDADES DESTINOS.
  • ESSES MORADORES DE RUA QUE AQUI ESTÃO SÃO TRABALHADORES QUE VIERAM ATÉ NOSSA CIDADE OBJETIVANDO TRABALHAR NO GARIMPO OU EM FAZENDAS E NÃO CONSEGUIRAM. COMO NÃO POSSUEM CONDIÇÕES DE SE DESLOCAR PRA OUTRAS CIDADES, FICAM AQUI.
  • ELES NÃO ACEITAM NOSSA AJUDA, PORQUE ESSA É A VIDA QUE ESCOLHERAM PARA SI. O TRABALHO DE CONVENCIMENTO É LENTO. ESSAS PESSOAS TEM UMA HISTÓRIA DE VIDA, SÃO PESSOAS DIGNAS E QUE MERECEM TODO O RESPEITO. NÃO MERECEM SER CHAMADOS DE MARGINAIS, BANDIDOS, ASSASSINOS, COMO FOI FEITO NA POSTAGEM DE ONTEM NO FACEBOOCK, SÃO SERES HUMANOS DIGNOS, QUE TALVEZ, POR FALTA DE OPORTUNIDADE, ESTÃO NESSA SITUAÇÃO.
  • NÃO CABE A NINGUÉM DIZER A ESSAS PESSOAS QUE ELES NÃO PODEM MORAR NA RUA, MUITO PELO CONTRÁRIO, ELES ESTÃO AMPARADOS PELA CONSTITUIÇÃO E NÃO EXISTE ESSA RETIRADA COMPULSÓRIA DOS MESMOS DE SEUS DIREITOS DE IR E VIR. SÃO CIDADÃOS COMO QUALQUER OUTRO.
  • ENTENDO QUE REALMENTE AS ATITUDES DELES E A SITUAÇÃO DE EMBRIAGUES OU DROGADIÇÃO CAUSA MEDO E REPULSA POR ALGUMAS PESSOAS SIM. MAS O PODER PUBLICO É RESPONSÁVEL POR ESSAS PESSOAS ATÉ CERTO PONTO.
  • NÓS OFERECEMOS AJUDA AOS MESMOS, MAS NÃO PODEMOS OBRIGÁ-LOS A ACEITAR. NÃO PODEMOS COAGIR ELES DE FORMA ALGUMA.
  • TODOS QUE TEM NOS PROCURADO AQUI NA SEMAS A RESPEITO DESSAS PESSOAS QUEREM QUE NÓS O OBRIGEMOS A SAIREM DE LÁ DE QUALQUER FORMA. ISSO NÃO É LEGAL E NÓS NÃO VAMOS FAZER.
  • A SEMAS RECEBEU UMA VERBA FEDERAL PARA ATENDER A ESSES MORADORES DE RUA NO VALOR DE r$18.00.00 , DISPONIBILIZAMOS A ESTES LOCAL PRA DORMIR NO HOTEL, 3 ALIMENTAÇÕES DIÁRIAS, ROUPAS LIMPAS, TOALHAS E MATERIAIS DE HIGIENE. ALGUNS FICARAM E OUTROS NÃO ACEITARAM AS REGRAS DO LOCAL. E TAIS VALORES JÁ FORAM GASTOS COM ALIMENTAÇÃO E ESTADIA DURANTE AO PERIODO QUE LÁ PERMANECERAM E ESTA ACABOU.
  • NA VERDADE OS MESMOS ALEGAM QUE PREFEREM FICAR NA RUA POIS QUEREM TER LIBERDADE.
  • NÓS DA SEMAS ESTAMOS FAZENDO UM TRABALHO COM OS MESMOS DE CONVENCIMENTO PARA QUE POSSAMOS TIRÁ-LOS DA RUA OU MANDÁ-LOS PARA SEUS FAMILIARES, E COLOCAMOS NOSSO TRABALHO À DISPOSIÇÃO DE TODA A POPULAÇÃO PARA QUE, QUERENDO, NOS AUXILIEM.
  • QUALQUER PESSOA QUE TENHA ALGUMA DÚVIDA A RESPEITO DOS TRABALHOS DA SEMAS PODEM VIR PESSOALMENTE CONVERSAR CONOSCO E ESTAREMOS À DISPOSIÇÃO PARA ATENDER. A SEMAS É UMA SECRETARIA QUE ATENDE A POPULAÇÃO VULNERÁVEL DE NOSSA CIDADE E JAMAIS NOS FURTAREMOS DE NOSSO DEVER.
  • ACERCA DE 30 DIAS, QUANDO DA ONDA DE FRIO, FOMOS AJUDADOS POR MUITAS PESSOAS E RECOLHEMOS COBERTORES OS QUAIS DOAMOS AOS MESMOS. MAS ANTES, OS CONVIDAMOS PARA IREM PARA O HOTEL E SE ALOJAR, DE 7 SÓ 3 FORAM, E MESMO ASSIM FICARAM DOIS DIAS E FORAM EMBORA.
  • MUITAS PESSOAS TEM MANDADO MENSAGEM PEDINDO AJUDA PARA SI OU PARA OUTRAS PESSOAS E, DE IMEDIATO, NOSSA EQUIPE SE DESLOCA PARA ATENDER.
  • POR ULTIMO, QUERO FALAR SOBRE O CREAS. A LEI DA IMPLANTAÇÃO DO CREAS FOI VOTADA NO FINAL DO MÊS DE ABRIL DESTE ANO, E ELE ATENDE TODA A POPULAÇÃO QUE JÁ ESTÁ COM SEUS DIREITOS VIOLADOS. NO MOMENTO ESTAMOS COM APENAS UM FUNCIONÁRIO, QUE ESTÁ SE DESDOBRANDO PARA  NÃO DEIXAR PASSAR NENHUM ATENDIMENTO, E CONTAMOS COM  A AJUDA DA EQUIPE DO CRAS. PARA A CONTRATAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUARÃO NO CREAS PRECISAMOS DE UM CONCURSO, COMO NÃO É POSSÍVEL DEVIDO AO PERÍODO ELEITORAL, ESTAMOS ELABORANDO UM TESTE SELETIVO PARA OS PROXIMOS MESES E TÃO LOGO SEJA POSSIVEL ESTAREMOS COM A EQUIPE TODA FORMADA. MAS QUALQUER PESSOA QUE NECESSITE SER ATENDIDO PELO CREAS, MESMO SEM A EQUIPE PRÓPRIA ESTAMOS ATENDENDO.
  • POR FIM, ESTA GESTORA CONCLAMA TODA A POPULAÇÃO DESTA CIDADE PARA QUE, QUERENDO, VENHA ATÉ NÓS E FAÇA PARTE DA EQUIPE CREAS, NO INTUITO DE PRESTAR AJUDA PARA QUE POSSAMOS MUDAR A REALIZADE DESSA POPULAÇÃO DE RUA. NÃO ENTENDO SER VIÁVEL POSTAR QUALQUER TIPO DE CRITICA EM REDE SOCIAL A RESPEITO DE QUALQUER FATO. A UMA, PORQUE ESTA SECRETARIA É DO POVO E SE ALGUMA SITUAÇÃO NÃO ESTÁ FLUINDO DE FORMA ADEQUADA É SÓ VIR ATÉ ESTA GESTORA E EXPOR QUE ENCONTRAREMOS UMA SOLUÇÃO, E A DUAS, PORQUE NÓS COMO SERES HUMANOS E PARTE DE UMA SOCIEDADE, TEMOS TODOS O DEVER DE AJUDAR A TODOS E TAIS CRÍTICAS NÃO RESOLVEM PROBLEMAS COMO O EM QUESTÃO.
  • JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES.

 

Bela. Marlene Toniello Tesch

Gestora SEMAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui