Espigão do Oeste recebe ventilador pulmonar do Ministério da Saúde

0
138

 

Durante a tarde desta quarta-feira, 17 de junho, o Município de Espigão do Oeste foi contemplado com um respirador, enviado pelo Ministério da Saúde. O equipamento é indicado como suporte ventilatório em pacientes graves, infectados por COVID-19, que apresentem dificuldades respiratórias.

A entrega dos respiradores é parte do apoio estratégico do Governo do Brasil no atendimento aos estados. O equipamento foi enviado para a Secretaria de Estado da Saúde e então distribuído aos munícipios.

O equipamento entregue a Espigão do Oeste é um modelo portátil, podendo ser utilizado de forma móvel, em caso de necessidade para remoção do paciente em ambulâncias, bem como também pode ser usado na unidade hospitalar. O aparelho tem a finalidade de entubar a pessoa quando está desconfortável, com falta de ar, e alterações em alguns exames de monitorização, como a oximetria de pulso (maneira de medir quanto oxigênio o sangue está transportando), quando é colocado o aparelho no dedo do paciente para ver a saturação de hemoglobina.

Atualmente o município possuí dois equipamentos, um deles é fixo, instalado na Unidade Sentinela, outro portátil, utilizado no Pronto Socorro e agora esse terceiro, que foi recebido. A Secretaria de Saúde de Espigão do Oeste, através do comitê de enfrentamento ao Coronavírus elaborou um protocolo onde é realizado tratamento precoce, evitando que chegue ao estado grave, necessitando do respirador, em caso necessário tendo disponível os respiradores para intubação.

 

Fonte: Assessoria/Decom

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui