Em Espigão do Oeste mais de 400 alunos participam de formatura do PROERD

Nesta quinta-feira 28/11, em Espigão do Oeste em clima de festa e com plateia cheia, cerca de 402 alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede de ensino Municipal, Estadual e particular, participaram da 10ª formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), da Polícia Militar (PM) de  Rondônia .

O Prefeito Nilton Caetano, Secretário Municipal de Educação Vilson Macedo, Secretário Estadual de Educação Adjalma da Rocha, vereadora Saiara Toledo, policiais militares, professores, diretores e familiares dos alunos lotaram as dependência da Igreja Batista Nacional, turma esta  que  fora dividida em duas Turmas, uma na parte da manhã com 202 (duzentos e dois)alunos e outra a tarde com cerca de 200 (duzentos)alunos.

“Luz, câmera, ação” é um dos lemas do PROERD, que foi decorado e repetido diversas vezes durante a cerimônia pelos alunos que estavam animados. A finalidade do Programa, que é parte dos trabalhos da PM em ação conjunta com as escolas e a comunidade, é reconhecer pressões e influências diárias que levam os estudantes ao uso de drogas e à prática da violência.

A conscientização nesta idade em que eles estão é ideal e contribui muito para reforçar o que já ensinam em casa. A família dá a base que é reforçada com essas iniciativas.

Para o Prefeito Nilton Caetano as ações como estas são de  suma importância, uma forma de curar uma sociedade adoecida ele disse: “Acredito que o fator de prevenção é sempre a melhor escolha, sinto-me honrado em presenciar solenidades como estas e sou grato como representante desta cidade, a Polícia Militar por tal ato, portanto coloco o Governo Municipal de Espigão do Oeste sempre a disposição de ações tão nobres como esta”, finalizou o prefeito Nilton.

O comandante da Policia Militar em Espigão do Oeste o 2ª Tenente Wyllie Pasoline disse que a manutenção desta parceria que se estende há 10 anos em nosso município é de suma importância. “Somente por meio da educação preventiva é que podemos combater o uso indiscriminado de drogas que escravizam a sociedade atual, sobretudo, nossos jovens que dia a dia são aliciados, cada vez mais novos ao uso de droga”, destacou o comandante Tenente Passoline, parabenizando toda equipe do PROERD, os formandos, a equipe gestora, os professores a SEDUC e a Administração municipal/SEMED, pela parceria.

Entre os objetivos do Proerd está o ensino aos estudantes de boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável, de modo que os jovens estejam capacitados para fazerem escolhas livres do abuso de drogas, violência e outros comportamentos perigosos. O Programa trabalha ainda questões de civismo, cidadania e valores humanos.

Fonte: Evisson Borges