Em Espigão do Oeste Comunidade é contemplada com Solução de Tratamento de Água da Funasa

0
399

O Serviço de Saúde Ambiental da Superintendência Estadual da Funasa de Rondônia, Junto  com a  secretária de meio Ambiente bde Espigão do Oeste SEMAME concluíram a implantação de Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano denominado Salta-Z, na Comunidade REI DAVI Fundo do Lixão e na comunidade  do Canelinha, a SEMAME vai colaborar no monitoramento da água e fornecimento de insumos, que beneficiará AQUELAS FAMILIAS famílias.

A Salta-Z, é uma tecnologia tradicional com baixo custo de implantação capaz de realizar o tratamento do recurso hídrico em água superficial e subterrânea para o consumo humano, compatível com os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 2.914/11, do Ministério da Saúde.

Para garantir a sustentabilidade dos serviços executados os técnicos da Funasa repassaram aos gestores, servidores e operador da Salta-z, as orientações técnicas e teóricas relacionadas ao controle da qualidade da água para o consumo humano. Além das ações de mobilização e educação em saúde ambiental com o propósito de sensibilizar a comunidade para a responsabilidade coletiva na conservação e manutenção da solução nas formas de armazenamento e manuseio correto da água. A ação contribui para a transformação de práticas saudáveis à promoção da saúde.

A Secretária de meio Ambiente de Espigão do Oeste Natália Martins  destacou as ações da Funasa e sua satisfação em estar presente numa ação que parece simples, mas de grande relevância para a melhoria da saúde, por se tratar do tratamento da água em uma comunidade simples, mas participativa

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui