COVID-19: Entenda como funciona o atendimento da Unidade Sentinela de Espigão do Oeste

0
184

O município de Espigão do Oeste adotou a implantação da Unidade Sentinela para atendimento exclusivo de pacientes com suspeitas de Covid-19 e já testadas positivo para a doença.

O médico Leonardo M. P. Barros, que integra a equipe médica da Unidade Sentinela, destacou a importância das pessoas procurarem atendimento ao apresentarem sintomas de síndrome gripal. Recomendou que o paciente procure inicialmente a Unidade Básica de Saúde de seu bairro.

O paciente passará por uma checklist para ser realizado a classificação de risco. Nessa entrevista são verificadas informações do histórico de saúde da pessoa, como idade, sintomas que apresenta, se possui alguma comorbidade, então passado por uma consulta médica. O médico avalia a situação do paciente e solicita exames laboratoriais e se apresentar um quadro que aumentem as suspeitas para Covid-19, encaminha o paciente, por meio de carta de encaminhamento, a Unidade Sentinela.

Ao chegar a Unidade Sentinela, o paciente é recebido, passando por uma nova entrevista mais aprofundada e na sequencia atendido pelo médico no plantão. Este solicita uma bateria de exames através de sangue, eletrocardiograma e raio-x. Os exames são necessários para serem avaliados pelo médico e a partir de então iniciar o tratamento precoce para Coronavírus.

Segundo Dr. Leonardo, a Covid-19 é dividida em três fases. A fase vermelha inclui pacientes acima de 50 anos, que normalmente apresentam uma série de comorbidades, como hipertensão, obesidade, entre outras doenças graves, que tem um risco maior de agravamento e necessitarem de leitos clínicos ou até UTI. A fase amarela inclui pacientes de até 50 anos podendo ter alguma doença base. Esse paciente irá permanecer em casa fazendo tratamento. A fase verde são pacientes com sintomas leves e será monitorado através de call center, com ligações a cada 24 horas.

De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Luciana Araújo, toda medicação prescrita a pacientes suspeitos, assim como o eletrocardiograma, a coleta de sangue para exames, a coleta do exame swab e também os testes rápido, são realizados na Unidade Sentinela. O raio-x, como o aparelho do município é fixo, é reservado para a setor de Covid-19 em um horário de menor fluxo de pessoas no hospital Agelina Georgetti, no período das 20 às 22 horas.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

  • lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.
  • cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.
  • evitar aglomerações se estiver doente.

Telefones de contato para atendimento para situações de coronavírus

Disk denúncia coronavírus 3912-8049
Unidades Básicas de Saúde em Espigão do Oeste
das 7:00 às 17:00 todos os dias da semana.
UBS Vista Alegre 3481-1256
Materno Infantil Sueli Rodrigues (Liberdade) 3912-8046
UBS Gebaldo dos Reis (Caixa D’Água) 3481-1257
UBS Helvécio Barbosa Lagares (São José) 3481-2484
CS Arlindo Cristo 3912-8036
UBS Angelo Moacir Perini (Jorge Teixeira) 3912-8067
*Todos os números possuem WhatsApp
Fonte: Assessoria/Decom

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui